Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Emenda de Pacheco que turbina salário de juízes anularia economia com supersalários

Presidente do Senado quer votar proposta após projeto que regula teto do funcionalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A proposta de emenda à Constituição apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que turbina salários de juízes e membros do Ministério Público cancelaria a economia que o governo teria com o projeto que regulamenta supersalários no serviço público, de acordo com técnicos da área econômica.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do STF
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do STF - Evaristo Sá/AFP

A chamada PEC do Quinquênio estipula um adicional de 5% do salário a cada cinco anos, até o limite de 35%. O presidente do Senado articula para que o texto seja votado logo depois do projeto de supersalários, sob argumento de que é necessário que seja "corrigida a distorção de que magistrados em início de carreira possam perceber remunerações superiores aos magistrados no final de carreira."

Segundo cálculos de técnicos do governo, o impacto é estimado em R$ 4,5 bilhões ao ano para os cofres públicos. Já o texto que estabelece limite para supersalários e regulamenta o que pode ser contabilizado fora desse teto traria uma economia de R$ 4 bilhões ao ano para o governo.

O projeto dos supersalários faz parte do pacote de reforma administrativa da gestão do presidente Lula (PT), ao lado do texto que traz regras para concursos públicos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.