Um juiz de instrução criminal do Tribunal de Braga pediu o levantamento da imunidade parlamentar de Hugo Carneiro por suspeitas de irregularidades nas contas do partido, avança a CNN. Em causa, estará a gestão de dinheiro do partido durante os anos de liderança de Rui Rio. O pedido está em fase de apreciação.

Hugo Carneiro, enquanto deputado, está protegido por imunidade parlamentar e para responder à justiça é necessário que a mesma seja levantada. À CNN, o social-democrata não quis comentar o caso, que terá partido de uma denúncia.

Recorde-se que, já em julho, Rui Rio e o seu ex-secretário-geral adjunto, Hugo Carneiro, foram considerados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e pela Polícia Judiciária (PJ) os alegados responsáveis de um esquema de financiamento do PSD que visou transferir os custos salariais das contas do partido para o Orçamento da Assembleia da República. Tudo para alegadamente implementar uma reestruturação e reduzir o passivo do PSD à custa dos fundos públicos do Parlamento.

As suspeitas levaram a uma operação de buscas às sedes nacionais do PSD, da JSD, mas também às sedes distritais do partido em Lisboa e no Porto. O próprio Rui Rio, Hugo Carneiro e mais 12 funcionários do PSD e ex-assessores do grupo parlamentar do partido foram alvo de buscas domiciliárias. A PJ mobilizou um total de 100 inspetores para um caso que investiga a alegada prática dos crimes de peculato e abuso de poder. No entanto, este pedido de levantamento de imunidade parlamentar não está relacionado com a investigação acima descrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Rio suspeito de reduzir custos salariais do PSD com dinheiro do Parlamento

*Notícia atualizada às 00h41 com o esclarecimento do processo que está na origem do pedido de levantamento de imunidade