Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Roberta Costa e Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo

O Federal Reserve (Fed) optou pela manutenção das taxas de juros no nível mais alto em 22 anos, no intervalo entre 5,25% e 5,50%, conforme esperado, mas sinalizou que poderá fazer mais um aumento ainda este ano. Com a atividade econômica mais forte do que o previsto, a maioria dos participantes do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) também espera que será necessário manter as taxas de juros perto do patamar atual durante 2024 - um nível restritivo de política monetária.

A atualização de seu Sumário de Projeções Econômicas (SEP) mostrou que 12 membros do Fomc ​​esperam aumentos juros mais uma vez este ano, o mesmo número que viu este cenário em junho, na atualização anterior.

A mediana das projeções dos 19 participantes mostrou que a Fed Fund Rate seria reduzida para cerca de 5% até ao fim de 2024, implicando dois cortes no próximo ano, caso suba mais uma vez este ano.

Houve também uma revisão mais forte do crescimento do PIB para 2023 e 2024, para 2,1% (de 10,0%) e 1,5% (de 1,1%). Para 2025 e 2026, as mediana ficaram em 1,8%, respectivamente.

Já a taxa de desemprego deve cair mais moderadamente em relação ao quadro desenhado em junho. Para este ano, o Fomc agora espera um aumento menor no desemprego em comparação com as suas projeções de junho. A taxa de desemprego, que ficou em 3,8% em agosto, subiria para 4,1% em 2024, de 4,5% esperado em junho.

Em relação à inflação, a mediana para a inflação subjacente anual (núcleo excluindo alimentos e energia) caiu para 3,7% no quarto trimestre, em comparação com 3,9% no SEP anterior. De fato, desde a reunião anterior do Fed, em julho, a inflação mostrou sinais generalizados de perda de fôlego.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na entrevista coletiva que concede após a decisão de juros, que a atividade econômica recente tem sido “sólida”, tem “superado as expectativas” e que todos os efeitos do ciclo de aperto do Fed ainda não foram totalmente sentidos.

“As leituras sobre os gastos dos consumidores têm sido particularmente robustas”, disse o chairman do Fed, observando que o mercado de trabalho permanece apertado, mas com melhor equilíbrio. Já a taxa de desemprego quase não subiu desde seus recentes patamares mínimos abaixo de 4%. “A taxa em 3,8% ainda é baixa”, disse Powell. “Ainda há mais vagas de emprego do que trabalhadores disponíveis, embora a proporção tenha diminuído nos últimos meses”.

Apesar da pressão de preços persistente, Powell observou que as expectativas de inflação permanecem “bem ancoradas”.

'Pouso suave'

Powell disse estar satisfeito com a força inesperada do PIB e do mercado de trabalho neste ano. “É uma coisa boa que a economia esteja forte e que tenha sido capaz de resistir ao recente aperto da política [monetária]”, disse ele, acrescentando que um “um 'pouso suave' é plausível”, mas “não diria que é o nosso cenário base”.

Powell citou como alguns dos possíveis fatores para a resiliência da economia os balanços das famílias e das empresas, que estão mais fortes do que o esperado, e que sustentaram os gastos. “Se a economia for mais forte do que o esperado, isso significa apenas que teremos de fazer mais para voltar para a meta de 2%” [de inflação], disse o chairman, embora uma desaceleração econômica ou recessão “seja sempre uma preocupação”.

Mais recente Próxima Fluxo cambial fica positivo em US$ 591 milhões na semana até 15 de setembro

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Analistas e investidores acreditam que a rejeição da oferta deve estimular concorrentes a formular suas propostas pela companhia

BHP estuda melhorar oferta pela Anglo American

Banco afirma que o aumento visava reequilibrar os salários internos após período de congelamento

Acionistas do BB aprovam reajuste de 4,62% para presidente; proposta original era de 57%

Guarda Revolucionária Islâmica do Irã tomou o MSC Aries com 25 pessoas a bordo perto do Estreito de Ormuz em 13 de abril

Irã diz que vai libertar toda tripulação de navio de bandeira portuguesa

A visita acontece em um momento em que o Planalto intensifica os contatos com a Santa Sé

Os detalhes da proposta não foram apresentados. Anteriormente, o Hamas insistia em um cessar-fogo permanente e a retirada completa das tropas de Israel, ambas condições rejeitadas por Israel

Hamas diz estudar proposta de Israel para possível cessar-fogo

Malásia e Cingapura deveriam trabalhar juntas para atrair investimentos e talentos, diz o presidente da Blue Chip Venture Capital

Fundo de risco da Malásia com foco em chips investirá em mais de 10 startups

Ambos os lados usaram drones nas operações

Rússia e Ucrânia trocam ataques com foco em termelétricas e refinarias

Os consumidores chineses continuam comprando, mas o mercado está ficando mais polarizado, segundo afirmaram analistas do Barclays

Grupos europeus de artigos de luxo têm desempenho desigual na China

O projeto Xlinks pretende levar energia verde do Marrocos, no Norte da África, para Devon, na Inglaterra, até 2030.

Energia verde gerada em locais remotos terá de viajar 3.8 mil quilômetros para chegar ao seu destino

Veículos, bebidas e petróleo serão afetados pela nova tributação

Quais os principais impactos do PL da reforma tributária sobre o imposto do pecado? Entenda