Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Adriana Mattos, Valor — São Paulo


Novas tecnologias e sistemas que pareciam, poucos anos atrás, soluções promissoras para os consumidores e o varejo não estão tendo vida fácil no Brasil.

Pesquisa apresentada no evento Latam Retail Show 2023 mostra que a atratividade dessas iniciativas caiu de um ano para cá — e com recuo maior no país. A pesquisa considerou tecnologias já em uso localmente e outras em fase inicial de implementação no país, mas já conhecidas de parte dos consumidores.

Pelo levantamento, perderam terreno, na visão dos compradores, experiências como a vitrine virtual interativa, o uso dos óculos de realidade virtual para compras e o atendimento personalizado por meio de inteligência artificial.

Ainda entram nessa lista, as lojas com atendente virtuais (os atendimentos com robôs interativos, que muitas vezes não conseguem resolver o problemas dos clientes), o uso do metaverso e os códigos de barra e etiquetas escaneáveis.

Pesa de forma negativa o fato de parte delas serem tecnologias “difíceis de usar, complexas e desinteressantes”, diz a pesquisa.

Foram realizadas 3.875 entrevistas em 14 países em setembro de 2023, por meio de questionários on-line, realizados pelas equipes da consultoria Gouvêa Ecosystem. A empresa especializada em inteligência de mercado Mosaiclab, ligada à Gouvêa, liderou esse trabalho.

Modelos em baixa

Para a maioria das tecnologias avaliadas, a perda de interesse no Brasil é maior do que a média de outros mercados da América Latina.

Sobre a pergunta se determinada tecnologia seria relevante ao consumidor hoje, a compra pelo metaverso perdeu nove pontos percentuais de aprovação no Brasil, para 19% em relação ao levantamento do ano anterior. Na América Latina, a perda foi menor, de seis pontos, para 20%. No Brasil, há exemplos pontuais de uso de ações de marca em ambientes do metaverso de três anos para cá.

Sobre o atendimento que ocorre de forma personalizada, por meio de inteligência artificial, no Brasil a ferramenta teve recuo de 12 pontos na taxa de aprovação, para 29%, e na região latina, a retração foi de dez pontos, para 29%.

O país também passou a apoiar menos a iniciativa de uso de atendentes virtuais em lojas on-line das varejistas — com queda de oito pontos na pesquisa, para 20% de aprovação. Na América latina, o recuo foi de seis pontos, para 21%.

Outra tecnologia que perdeu atratividade foi a vitrine virtual interativa, que inclui mostruários interativos em telas transparentes de alta definição, que criam interatividade com o cliente.

Nesse caso, a queda foi de 12 pontos sobre a pesquisa do ano anterior, para 29% — acima do recuo de 10 pontos da tecnologia nos países latinos, caindo para 23%.

Mesmo opções que foram desenvolvidas no mundo de forma ampla pelas empresas de tecnologia têm certa rejeição.

O uso de códigos de barra, que avançou na pandemia, especialmente em compras nas ruas, e as etiquetas escaneáveis (consumidor pode usar celular e escanear a mercadoria na hora da compra) perderam 18 pontos em relação ao levantamento de 2022, para 30% de apoio.

Na América Latina, a diminuição foi menor, de 16 pontos, para 30%.

Alertas ao uso

Especialistas da Gouvêa Ecosystem já vinham alertando para uma acomodação no uso de certas tecnologias no país, passada a pandemia, e a necessidade de adaptar as ferramentas à demanda real dos clientes. O estudo reforça a importância de repensar os usos e adequá-los.

“Várias tecnologias passam a ser questionadas não só pelo fato de não atenderem esses pontos [questão da efetiva relevância ao cliente], como também por estarem distante da realidade da maioria da população, não estarem presentes no dia a dia de fato, serem difíceis de usar, complexas e desinteressantes”, diz a pesquisa.

“As tecnologias em si são tem potencial, algumas marcas as utilizam bem, mas a percepção é que a maioria das aplicações não são interessantes, não entregam claramente o que prometem”, afirma.

Crise na AL

Outro levantamento apresentado no Latam Retail Show 2023 envolve a relação custo-benefício das compras hoje no país, versus outros países da América Latina. A pesquisa chamada “Consumidor do Amanhã” foi realizada pela Mosaiclab em 14 países da América Latina, com 3.735 casos, e foi realizada em setembro.

Segundo os dados, na América Latina, 58% declararam que estão pesquisando mais antes de comprar frente ao ano anterior, e no Brasil essa taxa atinge 64%.

Por classes sociais no Brasil, essa preocupação atinge 64% da população de alta renda (classe A), 63% da classe média (classe B) e 64% na classe C, “mostrando que essa é uma preocupação geral, não apenas das pessoas com menor renda disponível”, diz o material.

Sobre a situação dos países latinos, e o receio em relação as crises econômicas no país e globalmente, o tema gera maior receio principalmente os argentinos e os chilenos.

No primeiro caso, 62% estão preocupados com a crise financeira do país, e no Chile, são 56%. No Brasil, a taxa é de 45%, próximo da média da região (46%).

O Latam Retail Show Congress & Expo acontece de terça-feira até a quinta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo os dados, na América Latina, 58% declararam que estão pesquisando mais antes de comprar frente ao ano anterior, e no Brasil essa taxa atinge 64% — Foto: Pexels
Segundo os dados, na América Latina, 58% declararam que estão pesquisando mais antes de comprar frente ao ano anterior, e no Brasil essa taxa atinge 64% — Foto: Pexels
Mais recente Próxima Google acusa UE de exagero em multa de € 2,4 bilhões por abuso em serviço de compras

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Guarda Revolucionária Islâmica do Irã tomou o MSC Aries com 25 pessoas a bordo perto do Estreito de Ormuz em 13 de abril

Irã diz que vai libertar toda tripulação de navio de bandeira portuguesa

A visita acontece em um momento em que o Planalto intensifica os contatos com a Santa Sé

Os detalhes da proposta não foram apresentados. Anteriormente, o Hamas insistia em um cessar-fogo permanente e a retirada completa das tropas de Israel, ambas condições rejeitadas por Israel

Hamas diz estudar proposta de Israel para possível cessar-fogo

Malásia e Cingapura deveriam trabalhar juntas para atrair investimentos e talentos, diz o presidente da Blue Chip Venture Capital

Fundo de risco da Malásia com foco em chips investirá em mais de 10 startups

Ambos os lados usaram drones nas operações

Rússia e Ucrânia trocam ataques com foco em termelétricas e refinarias

Os consumidores chineses continuam comprando, mas o mercado está ficando mais polarizado, segundo afirmaram analistas do Barclays

Grupos europeus de artigos de luxo têm desempenho desigual na China

O projeto Xlinks pretende levar energia verde do Marrocos, no Norte da África, para Devon, na Inglaterra, até 2030.

Energia verde gerada em locais remotos terá de viajar 3.8 mil quilômetros para chegar ao seu destino

Veículos, bebidas e petróleo serão afetados pela nova tributação

Quais os principais impactos do PL da reforma tributária sobre o imposto do pecado? Entenda

O site Down Detector registrava um pico de 717 reclamações por volta de 7h

Sistema do Banco do Brasil apresenta instabilidade

Nos EUA, onde fica a maioria das centrais de dados, sua participação no consumo geral de eletricidade pode crescer de 4% em 2022 para 6% em 2026, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE)

IA exigirá mais energia do mundo e renováveis não devem atender à demanda