Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Nikkei Asia, Valor — Pequim

Os principais bancos estatais chineses decidiram na quinta-feira reduzir os juros sobre os depósitos em geral, uma medida amplamente vista como um prenúncio de um corte na taxa básica de juros pelo banco central do país.

A decisão veio depois que uma série de bancos regionais reduziram suas taxas de depósito em abril. A última vez que grandes bancos estatais reduziram as taxas de depósito simultaneamente foi em setembro de 2022.

"Este é um forte sinal para um corte de juros" pelo Banco do Povo da China [PBoC], disse Lu Ting, economista-chefe para a China da Nomura International.

O Banco Industrial e Comercial da China, um dos quatro principais credores estatais, reduziu as taxas de juros para depósitos à vista em 5 pontos. A taxa dos depósitos de dois anos foi cortada em 10 pontos, enquanto os depósitos de três e cinco anos receberam cortes de 15 pontos.

Taxas de depósito mais baixas significam que os bancos podem colher margens mais altas. Eles teriam mais recursos para baixar as taxas dos empréstimos imobiliários e dos financiamentos corporativos.

O PBoC posiciona a taxa básica de juros do empréstimo (LPR) como a taxa de referência de fato. Lu prevê que o banco central reduzirá a referência em 10 pontos-base este mês, o primeiro corte de taxa desde agosto do ano passado.

A corretora chinesa Citic Securities acredita que o PBoC poderia reduzir a taxa de compulsório para bancos comerciais no segundo semestre do ano.

A economia chinesa ganhou força depois que as autoridades encerraram a estrita política “zero covid” em janeiro. Mas sinais de uma recuperação vacilante apareceram desde abril. As exportações da China encolheram em maio pela primeira vez em três meses, informou a alfândega do país na quarta-feira.

Os preocupantes indicadores econômicos provocaram especulações de um movimento de flexibilização do PBoC. Mas a flutuação da moeda chinesa apresenta uma preocupação concorrente.

O yuan está sendo negociado em torno de 7,1 por dólar, desvalorizando-se a um nível não visto desde novembro. Uma flexibilização do PBoC traz o risco de enfraquecer ainda mais o yuan e aumentar o custo da importação de recursos.

Os movimentos dos principais bancos estatais para reduzir as taxas de juros sobre os depósitos provavelmente visam levar as grandes empresas a transferir os fundos de depósitos para investimentos. No fim de abril, a diferença agregada entre depósitos e empréstimos em todos os bancos chineses totalizou 47 trilhões de yuans (US$ 6,59 trilhões).

O valor é o segundo maior de todos os tempos. O maior foi registrado em março. As taxas de empréstimos para grandes empresas caíram para 2%, disse uma fonte do mercado chinês, abaixo dos juros de depósitos de prazo mais longo.

Mais recente Próxima Erdogan escolhe mulher com carreira em Wall Street para chefiar banco central da Turquia

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Taxa prime de empréstimos (LPR, iniciais em inglês) de um ano permaneceu estável em 3,45%, enquanto a taxa de cinco anos se manteve em 3,95%, de acordo com os dados oficiais

Medida seria uma alternativa à implementação de cidades transitórias; governo também estuda como auxiliar cozinhas solidárias

Assessoria do governador não descarta ida para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11

Presidente do Fed não menciona inflação, juros ou economia, mas aborda experiências de vida

Prefeito diz que projeto é ‘Parque do Flamengo do século XXI’

Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio

Chuvas causaram ao menos 157 mortes e 806 feridos. Ainda há 88 pessoas desaparecidas

País europeu exige pedido público de desculpas

Espanha chama de volta embaixadora na Argentina acusando Milei de ter insultado país

Em entrevista ao Valor, o ministro de Lula à frente da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS também negou que haja politização com o cargo e afirmou ter votado em Eduardo Leite nas eleições de 2022

Pimenta diz que extrema-direita se aproveita da tragédia e que críticas são 'má-vontade'