Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro, Valor — Brasília


A regra fiscal apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião fechada com deputados nesta quarta-feira (29) estabelece que as despesas do governo federal só poderão aumentar em valor equivalente a 70% do crescimento das receitas, afirmaram os deputados Mauro Benevides (PDT-CE) e Reginaldo Lopes (PT-MG) após o encontro.

Punição

Segundo Benevides, esse percentual será reduzido como punição caso o governo não cumpra a meta de resultado fiscal estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Se a meta for descumprida, o governo só poderá aumentar suas despesas em 50% da receita no ano seguinte. Se descumprir de novo, cairia para 30% no ano posterior. De acordo com o parlamentar, não haveria punições adicionais ao governo se a meta não for cumprida.

Haddad, segundo o deputado do PDT, já fixou o resultado primário que será perseguido nos próximos três anos, durante o governo Lula (PT): uma meta neutra em 2024, de 0%, seguida por superávits primários de 0,5% em 2025 e de 1% em 2026. Em 2023, a meta anunciada pela equipe econômica é alcançar um déficit primário de 1% para o governo central.

A nova regra fiscal, segundo o pedetista, será permanente. Os futuros presidentes poderão “calibrá-la”, ao propor o resultado primário na LDO e ou ao propor novo projeto de lei complementar ao Congresso para elevar o percentual de crescimento dos gastos a, por exemplo, 80% do crescimento das receitas, destacou ele.

O parlamentar afirmou que os deputados fizeram uma ponderação na reunião com Haddad e pediram que o governo preveja que pelo menos parte das receitas extraordinárias fique vinculada a investimentos, para evitar repetir o que ocorreu com o teto de gastos, em que os investimentos foram suprimidos.

O ministro ficou de discutir as regras com os senadores em reunião na manhã de quinta-feira (30) e depois apresentar à imprensa. O conteúdo das conversas com os políticos será levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a proposta deve ser formalizada ao Congresso, na forma de um projeto de lei complementar, até a sexta-feira de Páscoa.

Como se trata de uma lei complementar, sem capacidade de mudar a Constituição, os gastos com saúde e educação são vinculados à receita corrente líquida e terão crescimento de 100% do incremento da arrecadação. “Por isso, as demais despesas terão que crescer menos de 70% para compensar”, explicou Benevides.

A regra também deve prever um "piso" em que as despesas poderiam crescer acima das receitas, o que o PT chamou de "medida anticíclica". Quando as receitas fossem menores que a inflação do período, os gastos poderiam crescer a recomposição monetária mais 0,5%.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) afirmou que viu pontos positivos, como estabelecer regra para o crescimento das despesas, e outros preocupantes. “Estou falando em cima da exposição, porque não foi apresentado o texto. Mas não ficou claro como será o tratamento das receitas extraordinárias. O acordo do Carf, por exemplo, é uma receita que só entra uma vez e depois não se repete. Vai servir como ancoragem da despesa?”, questionou.

Ele também opinou que o governo deveria propor uma meta de endividamento. “Não precisa ser essa a âncora fiscal, mas seria importante dizer para onde a dívida vai.”

 — Foto: Marcos Santos/USP Imagens
— Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Mais recente Próxima Fazenda defende que setor financeiro tenha tratamento diferenciado na reforma tributária, diz secretário

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Os projetos possuem capacidade instalada agregada de até 115,4 megawatt-pico (MWp) e até então eram detidos pela Raízen Energia

Raízen vende 31 projetos de usinas de geração solar a empresa controlada pelo Pátria Investimentos

Foram formalizadas apenas as homologações das terras Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia

Governo Lula anuncia demarcação de duas terras originárias em vez de seis e frustra indígenas

Novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa diz que MP-SP não terá 'mudança de rumo ideológico'

Ministro Silveira admite que ideia ainda é "algo incipiente”, mas que pode ser importante para promover a integração energética dos países da América do Sul, o que é defendido pelo presidente Lula (PT)

Governo considera rota de gasoduto pelo Paraguai para receber gás da Argentina

O país foi o único a votar contra a resolução, que teve o apoio de outros 12 países, com duas abstenções

No Conselho de Segurança, EUA vetam adesão plena da Palestina às Nações Unidas

Segundo a bolsa, as mudanças têm o fim de simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes, bem como garantir maior eficiência aos mercados

B3 vai alterar tarifas para negociação de renda variável

Diretor abordou cenários citados pelo presidente do BC na véspera, e fez uma ligação com um dos pontos elencados pela ata da decisão de março do Copom

Em encontros privados, Guillen reforça chance de corte menor da Selic em maio, dizem fontes

Empresas também esperam atuar em conjunto em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Petrobras e BP assinam acordo para desenvolver projetos na área de combustível sustentável