Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lobby armamentista promete resistir a 'revogaço' prometido por Lula

Presidente do Pro-Armas diz que setor gera empregos e que população não tem acesso a armamento mais pesado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Principal lobby armamentista do país o Pro-Armas promete resistir à intenção do futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de revogar numa canetada decretos que facilitam o acesso a armas no país.

"Geramos 3 milhões de empregos, movimentamos 4,7% do PIB, com 5.000 empresas no setor. Não consigo ver a lógica de botar tudo isso no olho da rua no começo do governo", diz o presidente do grupo, Marcos Pollon, que também é deputado federal eleito pelo PL de Mato Grosso do Sul.

Marcos Pollon (PL-MS), organizador do movimento Pro-Armas, faz manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)
Marcos Pollon (PL-MS), organizador do movimento Pro-Armas, faz manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) - Pedro Ladeira-9.jul.2022/Folhapress

O revogaço foi anunciado, entre outros, pelo senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), cotado para ser o ministro da Justiça do futuro governo. Entre as promessas estão retirar das ruas armas de "grosso calibre".

Para Pollon, retirar armas das mãos dos cidadãos seria algo antidemocrático. "Confisco seria uma medida extremamente autoritária. Não se pode falar em democracia e confisco na mesma frase, isso é ditatorial", diz.

Ele também contesta a visão de que a população tem acesso a armamento mais pesado. "Ninguém usa fuzil na rua. Isso é para competições e manejo do javali, por exemplo", afirma..

O deputado eleito diz que a bancada mais afinada com a pauta armamentista, apoiada pelo Pro-Armas, terá 16 deputados federais. De forma mais ampla, afirma, serão 200 parlamentares que apoiam o tema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.