A Ucrânia começou a exportar eletricidade “de maneira significativa” para a UE, através da Roménia, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Foi dado um passo importante na nossa aproximação à União Europeia” na quinta-feira, disse, na quinta-feira à noite, o líder da Ucrânia, país que recebeu na semana passada o estatuto de candidato à adesão à UE, aprovado pelos 27 Estados-membros.

“Este é apenas um primeiro passo”, sublinhou Zelensky, no habitual discurso, em vídeo, à população ucraniana. “Estamos a preparar-nos para aumentar as exportações”, acrescentou.

O Presidente ucraniano defendeu que “a eletricidade ucraniana pode substituir uma parte considerável do gás russo consumido pelos europeus”.

“Não é apenas uma questão de receitas de exportação para nós, é uma questão de segurança para toda a Europa”, insistiu.

A Ucrânia estava ligada a rede elétrica russa até ao início da invasão, em 24 de fevereiro, tendo depois operado de forma autónoma até meados de março, altura em que foi ligada à rede europeia, o que deve ajudar o país a manter o funcionamento apesar da guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A partir de hoje, a Ucrânia pode exportar eletricidade para o mercado da UE“, indicou, na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, na rede social Twitter.

Ursula von der Leyen descreveu este passo como uma vitória para os dois lados. “Isto trará uma fonte adicional de eletricidade para a UE. E uma receita muito necessária para a Ucrânia”, considerou.