Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Gabriel Roca, Valor — São Paulo

A sinalização de que a administração de Donald Trump vai dar início à transição de poder, o que deve abrir caminho para um processo ordenado de mudança de governos, somou-se ao clima já positivo nos mercados provocado pelo noticiário envolvendo o desenvolvimento de vacinas nos últimos dias. O resultado foi um pregão de demanda elevada por ativos de risco nesta terça-feira (24), o que impulsionou o Dow Jones, que superou os 30 mil pontos pela primeira vez na história, e o S&P 500 a novos recordes de fechamento.

Na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), o Dow Jones fechou o dia em alta de 1,54%, aos 30.046,24 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 1,62%, terminando o pregão aos 3.635,41 pontos. O índice eletrônico Nasdaq teve ganhos de 1,31% e marcou 12.036,79 pontos — cerca de 20 pontos abaixo de seu recorde histórico.

Os agentes financeiros celebraram os sinais de que a prolongada incerteza eleitoral está chegando ao fim, diminuindo os riscos políticos que acompanharam os mercados nos últimos meses.

A chefe da Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) afirmou, ontem, que sua agência forneceria a Joe Biden os recursos federais destinados a colaborar com uma transferência suave de poder. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também disse que instruiu assessores para ajudar na transição.

"Isso é muito positivo: significa que finalmente podemos obter um processo de transição ordenado", disse Luc Filip, chefe de investimentos bancários privados do SYZ Private Banking, à Dow Jones Newswires. "Isso aliviaria algumas das incertezas que pesavam sobre o mercado nas últimas duas a três semanas", afirmou.

Os agentes financeiros também seguem repercutindo o noticiário positivo relacionado ao desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, após a AstraZeneca e a Universidade de Oxford terem anunciado resultados eficazes de sua vacina na véspera.

O otimismo é refletido na alta de setores mais sensíveis ao crescimento econômico e na valorização de segmentos da economia que foram duramente atingidos pela pandemia de covid-19.

“As expectativas da vacina, juntamente com a menor incerteza política, impulsionaram a estratégia de apostar em ações cíclicas”, disse Todd Jablonski, diretor de investimentos da Principal Global Asset Allocation, ao MarketWatch.

Destaques

O setor de energia avançou 5,16% hoje, liderando os ganhos dentro do S&P 500. Outros destaques positivos foram os setores financeiro, que subiu 3,53% e de materiais, que terminou o dia em alta de 2,50%.

As ações de empresas de turismo e lazer e companhias aéreas também avançaram, em mais um sinal de que os investidores estão se antecipando a um mundo pós-pandemia.

A American Airlines fechou o dia com ganhos de 9,29%, a United Airlines Holdings registrou alta de 9,85%, a Delta Airlines anotou ganhos de 6,37%, a Southwest Airlines valorizou 3,08% e a Alaska Air Group avançou 5,33%. A companhia de cruzeiros Royal Caribbean Cruises subiu 7,72%.

Os mercados também reagiram positivamente às informações de que a ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, foi escolhida por Joe Biden para comandar o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Yellen é considerada uma economista e administradora experiente, que teve papel importante na recuperação da crise financeira de 2008. Ela seria a primeira mulher a servir como secretária do Tesouro dos EUA.

Alguns analistas também veem a escolha de Yellen como um fator que aumenta a probabilidade de novas medidas fiscais para apoiar a recuperação econômica durante a pandemia da covid-19.

"Ela mostrou claramente que está disposta a minimizar os riscos de queda para a economia", disse Eric Barthalon, chefe global de pesquisa de mercado de capitais da Allianz. "Esta é uma boa notícia do ponto de vista do mercado."

Mais recente Próxima Ibovespa atinge maior nível desde fevereiro com exterior e otimismo com vacina

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Análise presencial não tem data marcada ainda para ocorrer

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11

Presidente do Fed não menciona inflação, juros ou economia, mas aborda experiências de vida

Prefeito diz que projeto é ‘Parque do Flamengo do século XXI’

Paes anuncia novo parque na região do Porto do Rio

Chuvas causaram ao menos 155 mortes e 806 feridos. Ainda há 89 pessoas desaparecidas

País europeu exige pedido público de desculpas

Espanha chama de volta embaixadora na Argentina acusando Milei de ter insultado país

Em entrevista ao Valor, o ministro de Lula à frente da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS também negou que haja politização com o cargo e afirmou ter votado em Eduardo Leite nas eleições de 2022

Pimenta diz que extrema-direita se aproveita da tragédia e que críticas são 'má-vontade'

Do primeiro trimestre de 2019 para o mesmo intervalo deste ano, o volume de unidades vendidas na vizinhança da Zona Oeste cresceu 88,2%

Sucessor do moderado Hassan Rouhani, Raisi mantém instituições políticas importantes do país sob o controle da chamada linha dura do regime

Quem é Ebrahim Raisi, ultraconservador que preside Irã desde 2021

Drones, cães e equipes de busca e salvamento estão sendo usados para tentar localizar o helicóptero, uma vez que o nevoeiro e o mau tempo dificultam o trabalho, disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi

Irã afirma que helicóptero que transportava seu presidente desapareceu após 'pouso difícil'